quinta-feira, 10 de agosto de 2017

DOSSIÊ - GRANDE ATRIS NATHALIA TIMBERG


A televisão brasileira ainda não tinha dez anos de existência e Nathalia Timberg já era uma das principais estrelas do Grande Teatro Tupi, atração que levava as mais diversas montagens do palco para a tela. Mas foi através das telenovelas que a atriz, que completa 88 anos neste sábado (05), chegou ao coração dos brasileiros, vivendo personagens esnobes, modestas, más, bondosas e até loucas. Seu primeiro êxito no gênero foi em O Direito de Nascer (Tupi/TV Rio-1964). “O encerramento desse primeiro grande sucesso da teledramaturgia teve uma festa sem precedentes em São Paulo, na noite da sexta-feira de 13/08/1965. O elenco da novela percorreu do saguão dos Diários Associados (na Rua Sete de Abril), em carro aberto, ruas centrais da cidade até o Ginásio do Ibirapuera”, lembra o pesquisador Nilson Xavier sobre a obra.
No mesmo ano, Nathalia estreia como apresentadora da edição noturna do jornal Tele Globo, ao lado de Hilton Gomes e Teixeira Heizer, na recém-lançada TV Globo.  Logo a atriz volta às novelas, exibindo sua versatilidade em personagens como Elisa, uma mulher com dupla personalidade em Um Rosto de Mulher (Globo/1965), e Anjo da Morte, antagonista da inovadora O Terceiro Pecado (Excelsior/1968). “Gosto muito de cinema também, mas faço pouco. Sou uma intérprete, gosto de coisas que me tocam e que me levam a transmitir algo para o público”, resumiu, certa vez, Nathalia.
Abaixo, veja cenas de algumas das mais marcantes personagens da atriz:
- Juliana, em A Sucessora (1978)
- Celina, em Vale Tudo (1988)
- Constância, em O Dono do Mundo (1991)
- Tia Emília, em Éramos Seis (SBT/1994)
- Idalina, em Força de Um Desejo (1999)
- Ondina, em Porto dos Milagres (2001)
- Dona Ester, em Queridos Amigos (2008)
Nathalia volta às novelas ainda este ano, em O Outro Lado do Paraíso. Na próxima novela das nove, a veterana será Beatriz (Nathália Thimberg), uma senhora há tempos abandonada pela família em uma clínica e que guarda um valioso segredo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário