segunda-feira, 10 de abril de 2017

OS MELHORES REPÓRTER NÓS QUADRINHOS

Os super-heróis e personagens de quadrinhos e séries têm as mais diversas profissões. Alguns são ligados desde sempre ao lado da Lei e da Justiça, como Barry Allen (Flash), por exemplo, que é cientista forense da polícia, ou Steve Rogers (Capitão América) e Frank Castle (Justiceiro), ex-militares. John Stewart e Hal Jordan, dois dos Lanternas Verdes, também são ex-militares, mas por formação são arquiteto e piloto de testes, respectivamente.
Mas poucas profissões são tão bem representadas nas HQs quanto a de Jornalista. Todas as editoras têm ao menos um profissional – em muitos casos entre os seus principais personagens. Por isso, neste 7 de abril, vamos homenagear nossos colegas da ficção com uma listinha com os mais famosos:

Betty Brant

betty-brant
Ela na verdade começou como secretária do editor-chefe do Clarim Diário, mas Elizabeth Brant – ou Betty, para os íntimos – mais na frente acabou se tornando repórter investigativa. Betty foi um dos primeiros interesses amorosos de Peter Parker, que enxergava como uma pessoa normal, um homem comum perfeito para ela (mal sabia que o fotógrafo era o Homem-Aranha). Comprovando sua fama de “dedo podre”, ainda se envolveu com outro repórter, Ned Leeds, que se tornou o vilão Duende Demoníaco. Nos filmes dirigidos por Sam Raimi, foi interpretada pela maravilhosa Elizabeth Banks.

Perry White

perry_white
O chefe de Clark Kent, Lois Lane e Jimmy Olsen é o principal editor do Planeta Diário. Perry também é um aliado do Superman e considerado um dos maiores jornalistas do mundo. Mesmo Metrópolis sendo ameaçada de obliteração a cada semana, ele nunca deixou de entregar uma edição do seu jornal diário. Na sua última encarnação nos cinemas, foi interpretado por Laurence Fishburne.

Vicki Vale

vicki-vale
Uma das personagens mais antigas do universo do Batman (foi criada em 1948), Vicki Vale é repórter do Gotham Gazette e interesse amoroso de Bruce Wayne. Mas ela não é lá uma jornalista muito boa, uma vez que nunca relacionou seu affair ao homem-morcego – embora tenha suas suspeitas. Foi também o par romântico no primeiro filme do Batman de Tim Burton (1989), interpretada por Kim Basinger.

Kent Brockman

kent-brockman
O âncora do principal telejornal do Canal-6 é também o jornalista mais famoso de Springfield. Brockman ainda apresenta o Smartline, um programa de assuntos locais e comenta no Eye on Springfield, focado em entretenimento. Tentou ser músico, sem sucesso. No original, é dublado por Harry Shearer, que também faz as vozes do Reverend oLovejoy, Sr. Burns, Ned Flanders e do diretor Skinner. (E antes que você reclame, Os Simpsons também têm quadrinhos).

Eddie Brock

eddie-brock
Famosos inicialmente por expor a identidade de um assassino em série nos jornais, Eddie Brock acabou caindo em desgraça quando o verdadeiro assassino foi capturado pelo Homem-Aranha. Perdendo a credibilidade por acusar a pessoa errada, Brock estava a ponto de cometer suicídio quando encontrou o simbionte alienígena e tornou-se o vilão/anti-herói Venon. No cinema, foi interpretado por Topher Grace.

April O’neal

april-oneil
Na trama original dos quadrinhos, April O’Neil era uma programadora de computadores. Famosa “hacker”. E ajuda as Tartarugas Ninja na luta contra seu antigo chefe (além de ter um caso romântico com Casey Jones). No desenho animado foi que ela virou uma repórter, persona que foi copiada depois para as HQs. Posteriormente, até cientista ela vira, mas no cinema voltou a ser repórter, na pele (e que pele!) de Megan Fox.

J. J. Jameson

jj
Infernizou a vida de Betty Brant, Peter Parker e todo mundo do Clarim Diário como editor-chefe. Jameson é um declarado opositor do Homem-Aranha e faz o possível para destruir a fama do herói (até financiar vilões, como no caso do Escorpião. Na trilogia de Sam Raimi, foi brilhantemente interpretado (diria “praticamente transplantado das páginas para as telas”) por J. K. Simmons.

Spider Jerusalem

spider-jerusalem
Esse é pra quem é mais versado em quadrinhos. Spider Jerusalem é o protagonista da série Transmetropolitan, criada por Warren Ellis e Darick Robertson, no selo Helix da DC Comics, antes de ser Vertigo. Inspirado no estilo gonzo de jornalismo (criado por Hunter S. Thompson na vida real), Spider tem como marca registrada seus óculos com lentes vermelha e verde.

Jimmy Olsen

jimmy-olsen
Ficam zoando o Batman por causa do Robin, mas esquecem que na mesma época, Jimmy Olsen era o sidekick do Super-Homem, com direito até a revista própria (inclusive com a clássica edição na qual o Homem de Aço faz seu amigo casar com uma gorila). O fotógrafo do Planeta Diário ganhou um upgrade na série da Supergirl, interpretado por Mehcad Brooks, com direito até a fazer par romântico com a incrível Melissa Benoist.

Ben Urich

ben-urich
Talvez o jornalista mais clássico da Marvel (no sentido de realmente exercer a profissão), Ben faz parte do univeso do Demolidor e escreve para o Clarim Diário. Diferente da maior parte dos jornalistas dessa lista, ele sacou que o advogado Matt Murdock e o demônio da Cozinha do Inferno eram a mesma pessoa. No filme protagonizado pelo Ben Affleck (urgh!) ele é interpretado por Joe Pantoliano, mas o Ben Urich legal mesmo é o de Vondie Curtis-Hall, na série do Demolidor na Netflix.

Peninha

peninha
O excêntrico primo do Pato Donald tem uma visão peculiar do mundo, por isso é perfeito para ser o jornalista do mundo da Disney nos quadrinhos. Criado por Dick Kinney e Al Hubbard para o mercado europeu, Peninha é um personagem frequente nas HQs do Donald e do Tio Patinhas, mas nunca apareceu em nenhuma animação do estúdio.

Tintim

tintim
Para muita gente, quando se pergunta sobre “personagens de quadrinhos que são jornalistas”, o primeiro nome que vem na cabeça é o criado pelo cartunista belga Hergé. Tintim é um repórter e aventureiro que viaja ao redor do mundo com seu cão Milu e seus amigos Capitão Haddock, Professor Girassol e os Dupondt. Já li muito Tintim e vi muitos desenhos, mas não lembro dele publicando uma linha sequer nos jornais.

Billy Batson

billy-batson
Essa eu nem sabia, descobri pesquisando para este post. O alter-ego do Capitão Marvel da DC Comics (hoje conhecido como Shazam) é o mais jovem locutor de rádio e correspondente da WHIZ Radio em Fawcett City. Boa parte do desconhecimento geral do público em relação ao personagem se deve pela campanha que a DC fez contra a Fawcett Comics (alegando que o personagem era uma cópia do Super-Homem) antes de finalmente comprá-la.

Peter Parker

peter-parker
Finalmente chegamos na parte da lista que todo mundo esperava quando clicou na chama. Nascido no Queens e criado pelos tios Ben e May, Peter Parker sempre foi um jovem socialmente desajustado, mas brilhante. Depois de ser picado por uma aranha radioativa, ganhou grandes poderes – que trouxeram também grandes responsabilidades. No início da sua vida adulta, ganhou a vida fazendo fotos de si mesmo enquanto o super herói Homem-Aranha para o Clarim Diário. No cinema, foi interpretado por Andrew Garfield e atualmente por Tom Holland, mas só Tobey Maguire exerceu a profissão nas telas.

Clark Kent

clark-kent
O maior herói de todos os tempos é também um grande jornalista. Adotado por Jonathan Kent e sua esposa Martha Kent, Kal-El (originalmente de Krypton) foi criado em Smallville e ganhou o nome de Clark. Ao se mudar para Metrópolis, foi trabalhar como repórter no Planeta Diário, e vê seu trabalho como um jornalista como uma extensão de suas responsabilidades Super-Homem, trazendo a verdade dos fatos à tona e lutando pela população. Também, com tantos poderes fica fácil… Nas telas, já foi interpretado por Henry Cavill, Brandon Routh, Tyler Hoechlin, Tom Welling, Dean Cain e alguns outros, mas sempre foi melhor (e sempre será) como Christopher Reeve.

Lois Lane

lois-lane
Por fim, a melhor repórter dessa lista. Jornalista investigativa vencedora do Prêmio Pulitzer, divide a redação do Planeta Diário com Clark Kent, Jimmy Olsen e Perry White, mas coloca todos eles no bolso. Filha do general das Forças Armadas dos EUA Sam Lane, Lois nunca precisou da ajuda de ninguém para descobrir seus furos de reportagem. Em algumas versões, ela aparentemente não sabe da identidade secreta de Clark, mas tá na cara que ela já sacou o tempo todo. Já foi Teri Hatcher, Margot Kidder e Erica Durance, mas embora Amy Adams não seja a melhor Lois, é a melhor atriz que já interpretou o papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário