quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SAIBA TUDO SOBRE A CRIAÇÃO DOS DRAGÕES DIGITAIS DOS FILMES E SERIADOS DE COMO SÃO FEITOS



1-2 - concept1-2 – concept
1. Para criar um animal fantástico digitalmente, a equipe começa metendo a cara nos livros e pesquisando referências históricas e biológicas. Na hora de pensar na textura e no movimento, por exemplo, alguns animais servem de modelo e são observados pelos animadores. No caso do dragão, morcegos, lagartos e jacarés são as principais inspirações
2. A segunda etapa é a parte criativa do trabalho. A partir de briefings dos personagens, surgem ilustrações conceituais. Esses esboços ajudam a imaginar as características de cada um e os cenários com os quais vão interagir. Também é uma maneira de fazer um estudo de cor e estrutura dos dragões antes de começar a modelagem
3. Para dar um ar mais realista, estúdios grandes optam pela modelagem manual dos personagens da ficção. Tudo é feito nos mínimos detalhes em argila do tipo clay, que não deforma e tem uma secagem mais lenta. Esse processo, que antecipa o 3D, permite ter uma visão mais detalhada do que se quer: o tipo das escamas, o degradê de cores, a proporção das pernas e dos músculos etc.
3 - modelagem manual3 – modelagem manual
4. Os artistas então começam a esculpir o dragão no computador em programas como 3DS Max, Maya e ZBrush. Eles precisam criar todas as expressões básicas (olhos abertos e fechados, cara de bravo, de triste, etc.). Para um personagem simples, são até 50 expressões. Já os mais complexos exigem, em média, entre mil e 2 mil movimentos diferentes. É por isso que o roteiro deve ser bem detalhado previamente.Estúdios grandes, como a Pixar, conseguem fazer um vídeo de cinco minutos em apenas uma semana
4 - modelagem digital4 – modelagem digital
5. O próximo passo é criar a pele do animal. É nessa hora que os estudos feitos lá no começo são requisitados. O artista 3D usa referências visuais de animais reais (como o lagarto e o morcego) para dar uma textura parecida para a pele do dragão e para a consistência de suas asas. A modelagem manual também ajuda nos detalhes menores, como cavidades e poros
5 - texturização5 – texturização
6. Em um processo chamado rigging, o dragão ganha uma estrutura interna com pontos de articulação interligados. É isso que vai permitir que o modelo realize movimentos, como dobrar uma perna ou piscar um olho. O rigger, profissional que faz esse tipo de trabalho, coloca esses pontos em cada parte do rosto e do corpo do personagem para que o animador consiga fazê-lo se mexer adequadamente
6 - rigging6 – rigging
7. Os dragões de Daenerys em Game of Thrones são criados do zero. Mas nem sempre é assim: o rosto de Smaug, de O Hobbit, foi feito usando a técnica de motion capture, assim como rola com muitos outros personagens digitais. Veja como o processo acontece:
a – O ator veste uma roupa especial, na qual sensores são posicionados em pontos estratégicos – articulações, músculos faciais, etc.
b – As tecnologias variam – há sensores que informam sua posição refletindo luz para câmeras, enquanto outros têm seu movimento rastreado dentro de um campo magnético
c – Com os pontinhos sendo rastreados na tela do computador, os animadores possuem um esqueleto em movimento. Sobre ele, será possível aplicar o personagem criado em 3D
7 - motion capture7 – motion capture
Curiosidade:Veja Benedict Cumberbatch atuando como Smaug em abr.ai/Smaug e a criação de Drogon na quarta temporada de GoT em abr.ai/GoT
8. Com o modelo 3D finalizado, entra a etapa da animação em si. Seguindo o roteiro e o storyboard, os animadores criam os movimentos do personagem cena por cena. Eles usam as marcações dos cenários e dos objetos para recriar o animal nas proporções exatas e fazer com que ele se mova no momento exato
8 - movimentos8 – movimentos
9. Nas cenas com animais fantásticos, os atores contracenam com painéis e objetos verdes ou azuis. Após a gravação, um software elimina esses objetos coloridos e funde o animal criado em 3D com a imagem recortada do ator. Os dragões são inseridos no filme na pós-produção com programas específicos, como o Foundry Nuke e o Adobe After Effects. Eles também recebem um tratamento de cor, luz e movimento – assim a cena parece real, sem diferenças de iluminação entre ator e criatura

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