domingo, 10 de abril de 2016

TUDO SOBRE O FESTIVAL DE QUADRINHOS VEJA O GUIA 2016

Print divulgado, o Festival Guia dos Quadrinhos será realizado nos dias 9 e 10 de abril deste ano, no Club Homs (Avenida Paulista, 735), próximo ao Metrô Brigadeiro, em São Paulo/SP.
Além das vários estandes, o evento também contará com debates, workshops para desenhistas iniciantes, concurso de cosplay, leilão beneficente de artes originais, quiz nerd com prêmios e muito mais na sua programação. Confira:
9 de abril (sábado):
11h30min – Workshop: Você pode desenhar! (Auditório): Qualquer pessoa pode desenvolver seu talento para desenhar. Os professores do Instituto dos Quadrinhos dão uma aula demonstrativa que mostra como é fácil e divertido aprender a “gramática do desenho” – seja como passatempo ou como profissão. Para participar – levar papel, lápis, borracha.
12h – Apresentação do grupo de cosplay Batman ‘66 (palco principal), que homenageia os heróis e vilões do clássico seriado, que completa 50 anos em 2016.
12h30min – 50 anos de Star Trek (auditório): Especialistas em ficção científica e entretenimento discutem a história e a influência de uma das mais importantes franquias do cinema, da TV e da literatura: Star Trek, a imortal criação de Gene Roddenberry.
Convidados: Cláudia Oliveira (Revista Galileu), Eduardo Torelli (jornalista e escritor), Ben Santana (O Pastel Nerd) com mediação de Luciano Marzocca (Calendário Geek).
13h – Quiz Nerd com prêmios (palco principal): perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios.
14h – Os novos negócios nerds (auditório): O crescimento dos negócios voltados para o público nerdé uma constante no mercado atual e abre novas possibilidades para empreendedores antenados. Três profissionais da área falam de suas experiências no seguimento.
Convidados: Ivan Freitas (CCXP – Comic Con Experience e Chiaroscuro Studios), Manoel de Souza (Mundo dos Super-Heróis), Igor Oliveira (Lojas Geek) com mediação de Edson Rossatto (escritor, apresentador e roteirista).
15h30 – Marvel e DC: as editoras de heróis estão perdendo espaço? (auditório): As editoras de super-heróis vêm passando por situações inéditas: baixas vendas, reclamações cada vez mais constantes de seus leitores, reinvenções constantes (nem sempre certeiras) e influências de suas versões para cinema e TV, que desagradam leitores mais antigos. O que o futuro reserva para aMarvel e a DC? As editoras podem estar perdendo a sintonia com o mercado?
Convidados: Levi Trindade (Panini Comics), Carol Pimentel (Mythos/Panini Comics), Ivan Reis (DC Comics) com mediação de Marcelo Naranjo (Universo HQ).
17h – Quadrinhos Disney no Brasil: passado, presente e futuro (auditório): A edição e produção de quadrinhos Disney no Brasil têm uma longa e nobre história. Conheça curiosidades e fatos com profissionais que participaram ativamente desta produção. Exclusivo: anúncio em primeira mão das novidades da Editora Abril para a linha da Disney.
Convidados: Paulo Maffia, Primaggio Mantovi, Júlio de Andrade (Editora Abril) com mediação de Marcelo Alencar (historiador dos quadrinhos Disney).
17h30min – Sessão de autógrafos com Ivan Reis, desenhista de Liga da Justiça, Lanterna Verde e Aquaman. Salão principal)
19h – Quiz Nerd com prêmios (palco principal) – Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios.
19h30min – Leilão beneficente de artes originais em prol do quadrinhista Cadu Simões: Uma ação de profissionais dos quadrinhos em benefício do criador do personagem Homem-Grilo. A chance dos fãs em adquirir desenhos originais de artistas como Roger Cruz, Joe Bennett, Adriano Batista, Al Stefano, Rodney Buchemi, Flávio Luiz e outros, com organização de Daniel Esteves.
21h – Encerramento.
10 de abril (domingo)
10h – Abertura.
11h – Workshop: Avaliação comentada de portfólios (auditório).
1ª parte: Discussão sobre o mercado de quadrinhos nos EUA e Europa.
2ª parte: Os profissionais do Instituto dos Quadrinhos avaliam e mostram soluções para os portfólios pré-agendados dos interessados em entrar para o mercado internacional de quadrinhos (inscrições na mesa do Instituto HQ durante o evento ou pelo e-mail avaliacao@institutohq.com.br).
11h30min – Flashmob de cosplayers na Avenida Paulista: Um grupo de cosplayers, vestidos como os grandes heróis dos quadrinhos, cinema e TV, fazem uma apresentação especial em frente ao Edifício Gazeta (Avenida Paulista, 900) e depois caminham até a sede do evento, no Club Homs.
12h30min – Quiz Nerd com prêmios (palco principal): Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios.
13h – O Mercado de Mangás hoje (auditório): O que mudou no mercado de mangás no Brasil e no mundo nos últimos tempos? Quem é o leitor de mangás atual? Quais seres continuam as favoritas dos fãs? Mangás vendem melhor em bancas de jornais ou em livrarias? Todas essas perguntas serão respondidas por um grupo de editores e especialistas no assunto.
Convidados: Júnior Fonseca (New Pop Editora), Cassius Medauar (JBC), Marcelo Del Greco (JBC) com mediação de Marcelo Naranjo (Universo HQ).
13h30min – Concurso de cosplay (Palco Principal): Fantasias, máscaras, roupas criativas e ousadas. Super-heróis, vilões e monstros! Um concurso organizado pelo grupo Comics Cosplay BR, como prêmios para os participantes que se destacarem.
15h – Viver de quadrinhos no Brasil: é possível? (auditório): Todo desenhista ou roteirista de quadrinhos sonha em viver de sua arte. Isso já é possível no Brasil, graças aos avanços ocorridos no mercado nos últimos anos? Nosso grupo de artistas conta suas experiências e dão dicas para quem quer viver de contar histórias com a nona arte.
Convidados: Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar), Laudo Ferreira (Yeshuah), Thiago Spyked (Spectrus), Julia Bax (Pink Daiquiri) com mediação de Edson Rossatto (escritor, apresentador e roteirista).
16h30min – O Ano Nerd na TV e no Cinema (Auditório): Por que Batman V Superman agradou ao público, mas não aos críticos? Jornalistas especializados em cultura nerd discutem essas e outras questões e comentam os lançamentos mais esperados do ano na telinha e na telona.
Convidados: Leonardo Vicente di Sessa (HQ&CiaFala Animal), Paulo Gustavo Pereira (TV Geração Z, Loucos por Séries), Arianne Brogini (HeróiO Capacitor) com mediação de Maurício Muniz (Mundo NerdO Pastel Nerd).
17h – Sessão de autógrafos com Danilo Beyruth, autor de Astronauta: Magnetar, Bando de Dois, São Jorge e Gwenpool. Salão principal.
19h – Quiz Nerd com prêmios (palco principal): Perguntas sobre quadrinhos, cinema, TV e literatura com prêmios.
20h – Encerramento.
Além disso, neste ano o evento terá uma exposição de arte com desenhos originais de Laudo Ferreira, o artista homenageado deste edição; e outra sobre o seriado televisivo Batman, de 1966, que marcou época. Os primeiros visitantes a chegar ao evento ganharão, como brinde, uma coleção de cards que homenageia importantes revistas em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário