segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

TUDO O QUE VOC~E PREVISA PARA TER UMA PANACA DE REVISA PASSO A PASSO

Como abrir ou montar uma banca de revistas de sucesso, este é um sonho de criança que era meu e nem sabia como começar  agora você saberá como ter a sua sem cometer erros. Aprenda tudo: investimento, localização, equipamentos, fornecedores, mercado, concorrência, riscos, legislação, mão de obra especializada, captação de cliente, financiamento, atendimento e muito mais…
Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Comércio
Tipo de Negócio: Banca de Revistas
Produtos Ofertados/ Produzidos: Jornais e Revistas

BANCA DE REVISTAS

APRESENTAÇÃO

Enciclopédia, parque de diversões ou túnel do tempo ? Um pouco de cada um, as bancas de revistas, que surgem nas esquinas, nas estações e até mesmo nos supermercados, podem ser o portão de embarque para um mundo de diversões e descobertas.

MERCADO

A maioria dos municípios brasileiros não conta com locais especializados para a venda de jornais e revistas, daí se tem a idéia de quanto o mercado é promissor, porém é válido lembrar que a instalação de bancas depende de aprovação da prefeitura municipal local, desta forma o mercado fica restrito.

LOCALIZAÇÃO

O local a ser escolhido é de vital importância, devendo ser pesquisado o poder aquisitivo da população da região e o tipo de comércio existente nas proximidades.
Pontos de referência como supermercados, padarias, ponto de ônibus, etc… fazem com que os pedestres tenham uma certa freqüência e fidelidade.

ESTRUTURA

A estrutura básica deve contar com uma banca pré-fabricada, o espaço deve ser organizado com prateleiras (para acomodar as revistas), balcão e vitrines.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS PARA A INSTALAÇÃO DE UMA BANCA DE REVISTAS

– Estante;
– Porta jornal;
– Balcão;
– Banqueta, etc……

PESSOAL

O empreendedor deverá contar com apenas um funcionário para auxiliá-lo, quando este estiver ausente.

COMEÇANDO

Para abrir uma banca de revista o empreendedor tem três caminhos a seguir: comprar uma banca já montada; entrar na disputa pela concessão de uma, através de concorrência pública, editada pela prefeitura (quando houver) ou abrí-la em terreno particular.

PUBLICAÇÕES

As publicações geralmente são: diárias, semanais, quinzenais e mensais. Os jornais especificamente, são entregues e retirados nas bancas. Para se cadastrar e receber o jornal além da obtenção do crédito deve-se apresentar o CIC e RG do jornaleiro acompanhados de qualquer documento comprovando a localização da banca.

CLIENTES

Identificar o seu público alvo e atendê-lo com um estoque variado de publicações, é essencial neste tipo de empreendimento. A pontualidade no atendimento do cliente que encomenda alguma publicação também é fator considerável para o sucesso do negócio.

CONSIGNAÇÃO

A comercialização de revistas, representa a maior parte do volume de comercialização nas bancas. As publicações são adquiridas sob regime de consignação.

DIVERSIFICAÇÃO

A diversificação é um fator importante neste ramo e poderá garantir um bom faturamento. É o que acontece quando se acrescenta à linha básica de mercadorias outros produtos como cigarros, doces, refrigerantes, cartões telefônicos, cartões para celular, CD ROM’s de todos os gêneros, fitas de vídeo, materiais de papelaria adesivos, chaveiros, isqueiros, raspadinhas, sorvetes, etc. Existem bancas de jornal que chegam a parecer mini-mercados. Quem aplaude é o cliente, que pode ser atendido prontamente em muitas necessidades.

AUTOMAÇÃO

O controle das vendas é uma das obrigações a que o empreendedor desse tipo de negócio deve estar atento. Existem no mercado empresas que oferecem software (programa) para automação de bancas e lojas de revistas. Outra novidade, na linha de automação, é o sistema gerenciador de banca de jornais e revistas que pode gerar e imprimir código de barras; relatórios com informações do total de produtos vendidos; total a pagar para o fornecedor e total do estoque; etc.

LEMBRETES

Alguns fatores importantes devem ser levados em consideração no momento da implantação do empreendimento, tais como:
– Estudar a concorrência da região;
– Pesquisar o público do bairro;
– Verificar a adequação dos títulos das publicações a clientela-alvo;
– Oferecer atendimento personalizado;
– Definir dias e horários de funcionamento, etc.
Legislação Específica
Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento:
– Registro na Junta Comercial;
– Registro na Secretária da Receita Federal;
– Registro na Secretária da Fazenda;
– Registro na Prefeitura do Município;
– Registro no INSS;(Somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
– Registro no Sindicato Patronal.
O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar seu empreendimento para obter informações quanto às instalações físicas da empresa (com relação a localização),e também o Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o PROCON para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).
A licença para o funcionamento de uma banca de revista é concedida pela Prefeitura Municipal de cada município, em suas respectivas secretarias de desenvolvimento urbano.
Eventos
BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO
DATA: Acontece entre os meses de abril e maio.
LOCAL: São Paulo – (SP)
Sites afins
Ministério da Cultura: http://www.minc.gov.br
Sindicato Nac. dos Editores de Livros: http://www.snel.org.br
Banca de Jornal e Revistas: http://ww.olx.com.br/Classificados‎
Referências:
Artigos relacionados: banca de revistas a venda em curitiba, modelos de banca de revistas, como abrir uma banca de revistas e jornais, banca de revistas virtual, banca de revistas usadas, revistas masculinas fotos, revistas grátis, revistas masculinas, revistas de croche, revistas de bordado, editora abril revistas,  revistas online, baixar revistas grátis, revistas para adultos, banca revistas.
Copyright © Emprega Brasil – É proibido a reprodução, total ou parcial, do conteúdo sem prévia autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário