sábado, 4 de julho de 2015

MUSICA NUNCA TOCADA NO SPOTIFY


Em uma plataforma de streaming de música tão farta como o Spotify, onde se pode escutar de tudo em um clique e conhecer um monte de bandas novas por dia, é difícil acreditar que existam faixas que nunca chegaram a ser tocadas. É isso mesmo, zero plays. Para alguns, achar uma pérola dessas pode ser um pouco como encontrar um jardim secreto no meio de uma selva de pedra – principalmente para aquele pessoal descolado que adora ouvir coisas que ninguém mais conhece. Mas mesmo se seu lance não for mostrar pra todo mundo como você é ~underground, ainda assim pode ser bem bacana dar uma chance aos artistas que estão fora dos holofotes.
Não é de hoje que um serviço foi criado para facilitar a vida de quem quer descobrir as músicas “virgens” do Spotify: batizado simpaticamente de Forgotify (uma brincadeira com a palavra “esquecido”), ele faz uma varredura diária no catálogo para encontrar músicas nunca tocadas. São mais de quatro milhões, ou 20% do total. Para usar, basta entrar no site e ter uma conta no Spotify. As canções de estilos variados vão aparecendo automaticamente de um jeito bem simples:
 (Foto: Reprodução)
Você pode estar pensando – deve existir um motivo pra ninguém ter ouvido essas músicas. Realmente, a qualidade de algumas delas é um pouco ~questionável. Nós sabemos que o Spotify não é tão rigoroso assim no cadastro de novas bandas. Mas outras são perfeitamente honestas e, às vezes, só estão na lista das esquecidas porque foram adicionadas ao acervo há pouco tempo. Isso sem contar a sensação de ser a primeira pessoa a descobrir um som incrível. Talvez seja o melhor jeito de se sentir um pouco como Cristóvão Colombo no século XXI.
O mais louco de tudo, como nota o site Tech Crunch, é que ao escutar uma faixa no Forgotify, ela passará a ter um play, o que significa que vai cair no esquecimento mais uma vez. Se o algoritmo funcionar direito, ela sai do sistema e ninguém consegue escutá-la de novo, pelo menos não por essa via. Cada experiência se torna efêmera, assim como de certa forma o serviço em si é efêmero – se as pessoas o utilizarem em uma taxa que supere o ritmo no qual o Spotify inclui novas músicas, teoricamente o Forgotify está se matando aos poucos.
Acesse o site clicando aqui e conte pra gente se você descobriu alguma pérola!
 (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário