quarta-feira, 10 de junho de 2015

VEM AI UM NOVO UNIVERSO MARVEL- DOSSE SECRETO



 Marvel Comics celebrou 25 anos de existência (naquela época, a editora ainda descartava o período da Timely Comics e da Atlas, anterior a 1961). Como parte das celebrações, foi lançado o Novo Universo, um selo para uma linha de revistas cujos personagens não faziam parte do Universo Marvel.
O projeto foi uma realização de Jim Shooter (na época o editor-chefe da Marvel), Archie Goodwin, Eliot R. Brown, John Morelli, Mark Gruenwald, Tom DeFalco e Michael Higgins. Inicialmente, o conceito era similar ao Universo Ultimate (que só foi criado em 2000), uma atualização dos personagensMarvel, mas o presidente da editora, Jim Galton, rejeitou a ideia. O Novo Universo surgiu como uma alternativa.
Para realizar a nova linha de revistas, Shooter tinha um orçamento de aproximadamente 120 mil dólares à sua disposição.
Anúncio do Novo Universo Anúncio do Novo Universo
Novo Universo se baseava no mundo real. Não existiam raças secretas, magia, mutantes, deuses ou seres mitológicos. Além disso, os títulos funcionavam em tempo real. Em teoria, a passagem de tempo entre as revistas mensais correspondia a um mês na vida dos personagens.
Depois de muita propaganda e artigo nas revistas especializadas da época – Marvel Age, Amazing Heroes, Comics Feature etc -, a estreia ocorreu em outubro de 1986, com o lançamento de Star Brand.
As primeiras revistas publicadas foram: D.P. 7, de Mark Gruenwald e Paul Ryan; Justice, de Archie Goodwin, Walt Simonsen e Geof Isherwood; Kickers, Inc., de Tom DeFalco e Ron Frenz; Mark Hazzard: – Merc, de Archie Goodwin, Peter David e Gray Morrow; Nightmask, de Archie Goodwin e Tony Salmons; Psi-Force, de Archie Goodwin, Steve Perry e Mark Texeira; Spitfire and the Troubleshooters, de Eliot R. Brown, John Morelli, Gerry Conway e Herb Trimpe; e Star Brand, de Jim Shooter e John Romita Jr.
Anúncio do Novo Universo Anúncio do Novo Universo
No Brasil, esses personagens foram publicados pela Editora Abril, em 1987, nas revistas Força Psi eJustice. O mix de Força Psi incluía Estigma – A Marca da Estrela (Star Brand), Trovão (Spitfire), Força Psi (Psi-Force) e Máscara Noturna (Nightmask).
Em Justice, eram publicadas as HQs de Justice (Justice); Merc, o Cão de Guerra (Mark Hazzard, Merc); P.N. 7 (D.P. 7); e Torpedos (Kickers, Inc.). Após o cancelamento de Justice e Força Psi, as aventuras de Estigma, escritas e ilustradas por John Byrne, foram publicadas em Superaventuras Marvel.
Tudo começa com o Evento Branco. Em 22 de julho de 1986, às 16h22min, uma luz misteriosa – ligado ao Estigma e à Marca da Estrela – banha a Terra por alguns minutos, causando anomalias genéticas – e criando superpoderes – em vários habitantes do planeta.
A Marca da Estrela é a mais poderosa arma do Universo. Ela ficou, literalmente, nas mãos de Kenneth Connell.
Star Brand # 1Psi Force # 1
Psi-Force é um grupo de adolescentes – Tyrone Jesup, Wayne Tucker, Michael Crawley, Kathy Ling e Anastasia Inyushin – que fugiram de suas casas e possuíam poderes paranormais, como cura psíquica, projeção astral, telepatia, telecinese e destruição psíquica. Eles eram protegidos por Emmett Proudhawk, mas seu protetor morreu e os poderes dos garotos foram descobertos.
Após a morte de Emmett, quando se juntam eles conseguem projetar mentalmente a entidade conhecida como Falcão Psíquico.
Mark Hazzard, é um mercenário. Um veterano da guerra do Vietnã que descobriu que combate é uma parte fundamental de sua vida.
Keith Remsen é o Máscara Noturna. Ele e sua irmã Theodora foram feridos numa explosão. Keith ficou em coma e Teddy ficou paralítica. Após o Evento Branco, Keith descobriu que havia ganhado poderes e que podia viajar pela mente e pelos sonhos de outras pessoas.
Mark Hazzard: Merc # 1 Nightmask # 1
Justice, John Roger Tensen, é um ser extradimensional capaz de ver a aura das pessoas. Em seu mundo, ele é um guerreiro e um oficial da lei. Ele não sabe como veio parar na Terra, mas usa seus poderes para proteger as pessoas e punir os criminosos.
Jenny Swensen, cujo apelido é Spitfire, é uma professora de engenharia aplicada do M.I.T., que acredita que seu pai foi assassinado pelos executivos da empresa na qual ele trabalhava. Com a ajuda de amigos, Os Milagrosos (The Troubleshooters), ela rouba MAX, a armadura criada por seu pai.
Jack Magniconte é o atleta profissional – jogador de futebol americano – mais bem pago do mundo. Mas, repentinamente, ele está mais rápido, mais forte e mais ágil. No entanto, as novas habilidades lhe custarão a vida de seu irmão, Steve.
Justice # 1 Spitfire and the Troubleshooters # 1
P.N. 7 é um grupo de sete pessoas foragidas de uma clínica de pessoas paranormais, que abandonaram suas família com medo do que aconteceria com elas quando descobrissem a verdade. Eles estão dentre as pessoas mais perigosas do planeta. Seus poderes surgiram após o Evento Branco. Eles são: Dave Landers, Dennis Cuzinski (Scuzz), Lenore Fenzl, Dr. Randy O’Brien (Anticorpo), Jeff Walters, Charlotte Beck (Fricção) e Stephanie Harrington (Brilho).
Mas a novidade não durou muito tempo. Dos oito títulos, quatro foram cancelados após um ano de publicação (Kickers, Inc., Mark Hazzard, Nightmask e Spitfire). Star Brand deixou de ser uma revista mensal, passou a ser publicada bimestralmente e foi cancelada após a edição # 19.
D.P.7, Justice e Psi-Force foram as únicas revistas com 32 edições regulares – e uma anual – publicadas.
Kickers, Inc. # 1D.P.7 # 1
O fracasso após o primeiro ano de publicação se deve a dois fatores internos. A Cadence Industries, empresa que era dona da Marvel Comics naquela época, estava tentando vender a empresa e reduzir seus custos e isso resultou no corte das verbas disponíveis para a produção do material.
Como consequência, os editores não podiam contratar grandes nomes para as revistas e tinham que trabalhar com assistentes de produção e outros membros da equipe editorial.
Além disso, o editor-chefe Jim Shooter estava numa posição delicada – metido em diversas disputas com autores como Roy Thomas, John Byrne, Steve Gerber e Doug Moench, dentre outros – e foi demitido em 1987. Ele foi substituído por Tom DeFalco.
Com a saída de Shooter, DeFalco, Mark Gruenwald, John Byrne e Howard Mackie tentaram salvar oNovo Universo, modificando as séries e eliminando alguns aspectos mais fantásticos, que estavam em conflito com o conceito mais realista da linha. Justice, por exemplo, deixou de ser um cavaleiro quase medieval de outra dimensão e passou a ser um sujeito com poderes que sofria de alucinações infligidas por outro paranormal. Ele virou um serial killer que cassava pessoas que abusavam de seus superpoderes.
The PittThe Draft
A revista do Estigma passou a se concentrar na Marca da estrela, suas causas e seus efeitos, e menos no personagem Kenneth Connell. Em Star Brand # 12, o personagem acidentalmente destroi a cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A história tem um outro lado. A edição foi escrita por John Byrne, que tinha um problema com Jim Shooter, nascido em Pittsburgh.
O incidente ficou conhecido como o Evento Negro. A cidade de Pittsburgh passou a ser chamada deThe Pitt.
Além das revistas regulares, alguns especiais e uma minissérie também foram lançados antes do cancelamento do Novo Universo, em 1989: The Pitt (1987); The Draft (1988), com alguns heróis como Máscara Noturna e o P.N. 7 envolvidos num conflito com a União Soviética; e a minissérie em quatro partes The War, lançada em 1989.
Anos mais tarde, quando a Marvel Comics passou a catalogar seus universos alternativos, o Novo Universo recebeu a designação Terra-148611.
Em 1993, Peter David criou o Net Prophet (o Profeta da Rede, no Brasil), na revista Spider-Man 2099. Ao longo da história, foi revelado que o personagem era na verdade Justice, do Novo Universo. Esse arco foi publicado entre 1993 e 1996, em Spider-Man 2099 # 12 a # 14,# 25#41# 42#44 eSpider-Man 2099 Annual # 1.
Lembrando que as histórias do Universo 2099 se passam na Terra-928.
Quasar # 31Starblast # 1
Antes disso, em 1992, o crossover entre o Novo Universo e os personagens da Terra-616 (o principal Universo Marvel) foi criado por Mark Gruenwald, escritor de D.P. 7, incorporando Estigma, D.P. 7 e outros personagens ao multiverso Marvel.
A história começa em Quasar # 31, em 1992, quando Wendell Vaughn é enviado a outra dimensão, encontra a equipe do D.P. 7 e o Estigma após os eventos do final do Novo Universo. Quasar convence o Estigma a lhe transferir a Marca da Estrela e usando esse poder ele retorna à Terra-616.
Quasar acidentalmente passa a Marca da Estrela para sua secretária, Kayla Ballantine.
Esse é o início de uma saga que continuará em Quasar # 32 a # 60 e o crossover Starblast, composto pela minissérie em quatro partes Starblast, além das revistas QuasarNamor the Sub-Mariner #46 a# 48Secret Defenders # 11Fantastic Four # 385 e # 386.
Em 2005, um arco dos Exilados (Exiles # 72 a # 74) também envolve Justice, P.N. 7 e Máscara Noturna. Os Exilados voltam a se encontrar com o Novo Universo no especial de 2008, Exiles – Days of Then and Now, que inclui uma participação de Jenny Swensen (Spitfire).
No ano seguinte, a Marvel Comics iniciou as celebrações dos 20 anos do Novo Universo, publicando oito histórias inéditas.
Untold Tales of the New Universe - Star Brand Untold Tales of the New Universe - Justice
.
Três HQs curtas foram lançadas em The New Avengers # 16 (Untold Tales of the New Universe – Kickers, Inc.), Amazing Fantasy # 18 (Untold Tales of the New Universe – Mark Hazzard – Merc), eAmazing Fantasy # 19 (Spitfire).
E cinco edições especiais da série Untold Tales of the New UniverseStar Brand Adventures in the MulletverseNightmask – Kingdom of the Gnome (a conclusão da história original); Justice – Who Judges the Judge?D.P. 7 – The Dead Plains Seven; e Psi-Force – An Army Of One.
No final de 2007, Warren Ellis reimaginou o Novo Universo, que passou a se chamarnewuniversal, uma série em seis partes, com arte de Salvador Larroca; a minissérie newuniversal – Shockfront (de Ellis e Steve Kurth); e as edições especiais newuniversal – 1959 (de Kieron Gillen e Greg Scott) e newuniversal – Conqueror (de Simon Spurrier e Eric Nguyen).
A série de Ellis é bastante diferente do conceito original e lida com: Estigma, que também se chama Kenneth Connell; Justice (John Tensen); Máscara Noturna, identidade assumida por Izanami Randall; e o Projeto Spitfire (do qual Jenny faz parte), cujo propósito é o extermínio dos meta-humanos. Outros personagens conhecidos incluem Dr. Emmett Proudhawk e o jogador de futebol americano Jack Magniconte.
A realidade de newuniversal é conhecida como Terra-555.
newuniversal newuniversal # 1
Dentre as novidades criadas por Ellis está o conceito do Superflow, que também foi utilizado por Jonathan Hickman, nos Vingadores. Na Terra-555 existiram diverso Eventos Brancos: o primeiro evento conhecido ocorreu em 1888, o segundo em 1959 e o terceiro em 2006.
Em 2009, Ellis explicou no fórum Whitechapel que o newuniversal estava essencialmente morto. Ellis perdeu parte de seus arquivos num acidente com seu computador e Tom Brevoort sugeriu que o projeto não era uma prioridade para a editora.
Dois personagens centrais do Novo Universo, Estigma e Máscara Noturna, foram introduzidos noUniverso Marvel tradicional (Terra-616), na fase de Jonathan Hickman nos Vingadores, um arco longo que leva às Guerras Secretas e ao final do Multiverso Marvel.
Essa versão incorporou vários conceitos de Ellis à trama principal. Nessa versão, o Máscara Noturna é Adam, um ser artificial criado pelo personagem Ex-Nihilo, em Marte. Adam e Ex-Nihilo são sistemas universais ligados ao Superflow.
Avengers # 8 Avengers # 9
Estigma é Kevin Kale Connor, um jovem que recebe a Marca da Estrela e aprende a usar seus poderes com a ajuda de Máscara Noturna (de modo similar ao que ocorre em newuniversal). Estigma e Máscara Noturna se tornam Vingadores e participam do conflito que está destruindo o Multiverso até seu momento final.
O futuro dos personagens criados com o Novo Universo ainda é incerto. É possível que alguns desses personagens sejam incorporados ao Universo Marvel que vai surgir após o crossover Guerras Secretas, que está sendo publicado atualmente.
Sérgio Codespoti acredita que o computador de Warren Ellis foi destruído pelo Projeto Spitfire após um Evento Branco. Ele queria ler o final de newuniversal. Vai ter que se contentar com o Novo Universo Marvel…
D.P.7D.P.7
JusticeJustice
NightmaskNightmask
Psi ForcePsi Force
SpitfireSpitfire

Nenhum comentário:

Postar um comentário