terça-feira, 3 de setembro de 2013

TUDO O QUE EU PRECISO PARA CRIAR UMA RADIO WEB



As grandes vantagens que a internet trouxe é a facilidade que qualquer pessoa encontra hoje em dia para se fazer ouvir. São várias maneiras possíveis e, entre elas, está criar uma rádio online.
E para isso, não são necessários investimentos mirabolantes, no que diz respeito à estrutura e preparação de um programa online. Na verdade, tudo pode ser montado usando somente serviços gratuitos.
Confira a seguir como fazer o seu próprio show de rádio!
Pré-requisitos
Para criar e transmitir a sua própria rádio online você precisará de:
O que mais é necessário?
Bem, obviamente a primeira necessidade é um microfone. É importante que ele não esteja com mau contato ou chiando, para que a qualidade de gravação não fique comprometida. Também é legal montar uma “miniestrutura” para ele.
Para isso, use um pedaço de espuma como uma pequena parede atrás do microfone. Isso fará com que o som não “bata e volte”, o que resulta em eco e interferências. Outra ferramenta importante é um filtro para diminuir o efeito das “batidas” causadas pela fala e dicção, naturais do ser humano.
Uma forma simples de criá-lo é montar uma pequenina estrutura, utilizando um circulo de arame e uma meia calça (isso mesmo!) esticada. Com esse material a qualidade do som sofrerá uma sensível diferença!
Uma boa velocidade de internet também é importante. Sua conexão precisa ter uma boa taxa de upload, pelo menos de 1000 kbps. Isto é necessário para que você consiga transmitir sem problemas, afinal de contas, ninguém quer ouvir um programa com o som engasgando.
Editando o seu show com jeitão profissional
Para criar o seu programa de radio, não é obrigatoriamente necessária a utilização de um aplicativo para realizar as suas gravações e edições.. Entretanto, fazer uma transmissão ao vivo é muito mais arriscado - e indicado somente a quem já tenha certa experiência no ramo.
Aqui vamos utilizar o Audacity que é fácil de usar e vem recheado de recursos – além, é claro, de ser totalmente gratuito. Neste artigo, citamos somente o seu uso básico, mas sendo um pouco curioso, você pode tirar muito mais proveito do programa.
Primeiro, vá em Editar>Preferências>Dispositivos e mude seu microfone para mono. Depois, na barra principal do programa, aperte no pequeno botão ao lado do microfone e ative o “Monitoramento”. Agora, fale no microfone e ajuste o volume de sua voz. Esses processos servem para melhorar a qualidade de som durante as gravações.
Audacity
Agora é com você, afinal, chegou a hora de gravar o programa propriamente dito. Pegue seu script e mande ver! É claro que erros vão ocorrer e é por isso mesmo que estamos utilizando um aplicativo de edição. Use-o para pausar e eliminar as partes desnecessárias, bem como para substituir por outras.
Tudo o que você fizer fica graficamente demonstrado pelo aplicativo e você pode navegar por todas as partes livremente. Para adicionar material previamente gravado, músicas e sons em geral, clique em Ficheiro>Importar. É importante utilizar canais diferentes e gravar o programa em camadas, como se estivesse editando uma imagem.
Audacity
Com o programa gravado e editado, salve o projeto e, em seguida, exporte-o para o formato MP3. Para isso, acesse em Ficheiro>Exportar.
Sua rádio no ar!
Agora com o seu show pronto, o que falta é colocá-lo no ar. Para isso, vamos utilizar as ferramentas do site Ustream.TV. O que este serviço faz é transmitir sons e vídeos através de streaming para o mundo inteiro.
Primeiro, cadastre-se no site. É simples e necessita somente de confirmação através de email. Depois, vá até o seu painel e clique em “Create a show” (Criar um show).
Ustream
Em seguida, defina alguns dados para ele, como nome, categoria em que ele se encaixa, tags para que os ouvintes o encontrem através das ferramentas de busca e, até mesmo, a imagem que representa o show.
Criando o show no Ustream
Existem duas maneiras de transmitir através do site: utilizando-o em seu browser, ou aproveitando as ferramentas de seu aplicativo próprio, o Ustream Producer. Neste tutorial decidimos pela segunda opção por ser mais completa e contar com mais recursos.
Depois de baixar o aplicativo e instalá-lo, entre com a mesma conta que você criou no site Ustream.tv.
Ustream Producer
Nele, você pode gerenciar o seu programa de rádio, adicionando as gravações feitas e editadas anteriormente através do Audacity. Para importar arquivos, basta arrastá-los para dentro do Producer aberto.
Ustream Producer
Para começar a transmissão, basta clicar no ícone “Broadcast”. Agora basta divulgar a sua rádio através do link criado para ela, por exemplo:
Http://www.ustream.tv/channel/nome-do-seu-show
….
Explorando tanto o Audacity, como o Ustream Producer, você pode descobrir muitas alternativas para deixar o seu show de rádio ainda melhor. Lembre-se de utilizar em suas transmissões somente conteúdo seu ou com autorização dos criadores.
Quanto aos aplicativos, existem várias opções boas e gratuitas, tanto para edição de sons, como para criação de rádios propriamente ditas. Aqui decidimos nos prender a somente três programas que são suficientes para o desenvolvimento do trabalho.

Como montar uma Rádio web

Passos:
  1. Requisitos mínimos 
  2. Configurando 
  3. Testando 
  4. Deu rolo, e agora? 
  5. Leve a rádio com você

Antes, o que é?

Rádio web é um novo meio de Comunicação com características das rádios convencionais e peculiaridades da inter-net. Funciona transmitindo o áudio de um computador para vários outros em tempo real. Tecnicamente, os sons são transformados em arquivos compactados, distribuídos e recebidos por outros usuários novamente como sons.

Possibilidades

  • suprimir as distâncias físicas ao se fazer rádio; 
  • transmitir a programação de rádios convencionais, utilizando a internet; 
  • reproduzir músicas autorais em tempo real para amig@s; 
  • transmitir programas gravados ou ao vivo; 
  • divulgar projetos e ações sociais de coletivos e grupos peainternet; 
  • retransmitir qualquer áudio da internet para rádios FM ou AM.
Vídeo introdutório sobre os requisitos mínimos:

1. Requisitos Mínimos

O que você precisa ter?
  • computador e acesso à internet (pode ser conexão discada) 
  • uma conta de Rádio web* para   fazer streaming; 
  • um microfone;
  • músicas ou gravações em formato mp3 ou ogg e/ou aparelho de som conectado ao PC para tocar CD, fita K7, vinil, etc; 
  • programas Darksnow-Darkice (Linux) ou Edcast (Windows).

2. Ligando os equipamentos

  • comece descolando um micro-fone. Pode ser aquele vendido para PC. Escolha as músicas e gravações que vão ser tocadas; 
  • conecte o plug P2 do microfone na entrada Mic da placa de som que fica atrás do pc (figura A). Caso o plug seja diferente, procure um adaptador em lojas de eletrônica ou de som. A peça não deve custarmais do que R$ 10,00. 
  • procure no seu apa-relho de som uma saída de áudio e a conecte na entrada Line In da placa de áudio do seu PC, usando um cabo adequado (o mais comum é o cabo com plug p2/p2)
Dica: se você atua em rádios livres ou comunitárias, aproveite a estrutura do estúdio. É só procurar uma saída geral de áudio da mesa de som e conectá-la ao PC com os cabos corretos.

3. Abrindo uma conta

O Projeto Dissonante mantém dois servidores experimentais para fazer streaming de áudio (que foram apelidados de Bill eTed) e cria contas gratuitamente para pessoas, grupos, coletivos e outras entidades que queiram usar a Rádio web de maneira diferente do modelo comercial. Seja para fazer uma programação sem fins lucrativos, seja para debater    ou divulgar idéias e temáticas sociais. Se você ou seu grupo se encaixa nesse perfil, entre em contato com a gente.

* você também pode criar um servidor de Rádio web a partir do seu próprio computador. Mas isto vai depender da configuração da máquina e de uma boa conexão de banda larga, além de um endereço de IP fixo (número que identifica o computador na rede). Saiba mais no sítio www.dissonante.org.
** streaming: mecanismo que permite o envio de informação multimídia por meio de pacotes de áudio ou vídeo, utilizando redes de computadores, sobretudo a internet. Quando as ligações de rede são de banda larga, a velocidade de transmissão da informação é elevada, dando a sensação de transmissão em tempo real (fonte: Wikipédia). 
Veja o vídeo realizado pelo colaborador   ensinando a criar uma conta de rádio no Dissonante e instalando o programa pelo windows:
ATENÇÃO: não é mais necessário entrar no site oddsock para baixar o edcast e depois o lame. Basta fazer download do arquivo zipado no seguinte link:http://www.dissonante.org/site/downloads/edcast_standalone_elame.zip
Acesse também o sitio http://www.youtube.com/PROJETOdissonante e veja outros tutoriais em vídeo de como fazer rádio web!

4. Instale os programas

Com uma conta de Rádio web criada, você vai precisar de um programa (software) para acessá-la e fazer o streaming de áudio. Nesta etapa, veja como instalar o programa adequado de acordo com o seu sistema operacional.

4.1. No Linux

Darkice/Darksnow
Enquanto o programa Darksnow cuida da configuração de sua conta de Rádio web, o Darkice faz a transmissão dos dados. Como existem várias distribuições de Linux, mostraremos apenas como configurar aquelas derivadas do sistema Debian (como o Ubuntu, Kurumin, etc), bastante usado para áudio e vídeo. O sítio www.dissonante.org disponibiliza alguns links que podem explicar melhor como fazer a instalação em outros sistemas Linux.
Baixe o software
Acesse o seu gerenciador de pacotes (ex.: apt-get, aptitude, synaptic) e procure por Darkice e depois Darksnow.
  1. Clique com o botão direito do mouse no programa escolhido e marque para instalar, conforme a figura B; 
  2. Clique na opção aplicar e siga as instruções.
Dica: o sistema Linux é mais estável e tem maior compatibilidade técnica com diversos programas criados para streaming, além de ter tudo a ver com o exercício de uma comunicação livre. Leia mais em http://www.dissonante.org.
Para abrir: Depois dos programas instalados, abra o Darksnow. Para isso, pressione Alt+F2, digite “darksnow” e aperte o enter;
Preencha os dados: Pegue os dados da sua conta (servidor, porta, ponto de montagem e senha). Você vai recebê-los por e-mail caso tenha criado a conta pelo Projeto Dissonante. Ou use os dados de uma conta de outro servidor .
Na janela, digite:
Opções do servidor
Destino:Icecast2
Servidor:ada.dissonante.org
Porta:443
Ponto:ex.: radio
Senha:(sua senha)
Nível de verbosidade:10
Arquivo de Dump:
(Caso queira salvar a transmissão, escreva algum nome no campo. Para identificar o arquivo salvo, clique no botão Arquivo de Dump Local e escolha onde salvar a transmissão.)
Opçoes de Áudio
Formato:mp3 ou ogg/vorbis
Codificação:constante
Razão de bits:24
Taxa:22050
Qualidade:0.8 (se o PC for antigo, tente 0.5)
Bits por amostra:16
Número de canais:1 - Mono
Buffer:10
Dispositivo:ex.: /dev/dsp (Depende do tipo da sua da placa de áudio)
Descrição da Transmissão
Nome:ex.: Radio Coletiva
Descrição:(seja sucint@)
URL:(digite seu site)
Gênero:ex.: Alternativo
Pública:sim ou não

Obs.: nenhum dos dados do item “4” é obrigatório. Mas são eles que lhe identificam na internet.
Transmita: Aperte o botão iniciar. Se funcionou, ótimo. Se não, verifique possíveis erros na página 14
Dica: para transmitir arquivos de áudio do seu computador, ou para mixar o som de aparelhos com as músicas do PC é necessário usar outros programas como o Jack. Comece com o mais simples, usando apenas /dev/dsp. Depois, experimente novas possibilidades.

4.2. No Windows

EdcastO programa Edcast poderá ser instalado como plugin (acessório) dos programas de música Winamp ou Foobar. Aqui ensinaremos a instalar uma versão que funciona sozinha, o Edcast Standalone. 
Instalar: Basta descompactar o arquivo zip (usando winrar, 7zip ou outro), clicar sobre o programa Edcast para instalar e seguir as as instruções. (É aconselhável aceitar as marcações padrões do Edcast).
Abrir o programa: Depois da instalação, um ícone do Edcast vai aparecer na Área de trabalho (Desktop) e no Menu Iniciar.
Configure a conta: Com a janela aberta, clique no botão Add Encoder conforme a figura H. Quando surgir uma nova janela, preencha os dados padrões da sua conta de Rádio web, a partir do exemplo da página 12.
Digitar dados da conta:
Bitrate:24
Samplerate:22050
Channels:1
ServerType:Icecast2
Encoder type:mp3 Lame ou ogg 
Server Ip:ex.: ada.dissonante.org
Server Port:443
Password:(digite sua senha)
Mountpoint:ex.: /dissonante
Connect Seconds:5
Identifique sua Rádio Web: Repita os procedimentos da página 10. Tanto no Linux como no Windows esses dados servem para identificar a rádio na rede.
Configurações avançadas: Use apenas caso queira armazenar sua transmissão. Selecione Save Archive of Stream   e escolha uma pasta para salvar o seu programa de rádio.
Salve as configurações: Depois de digitar todos os dados da rádio, aperte o botão OK para salvar a configuração dos dados.
Transmita: Aperte o botão Connect. Se os dados estiverem corretos, vai aparecer a palavra connected, Se não, verifique possíveis erros na página 14.
Dica: mp3 e ogg/vorbis são dois formatos diferentes de compactação de arquivos de áudio. Tanto no Linux como no Windows você vai precisar de um codec (dispositivo de codificação e decodificação) para transmitir em mp3. Procure mais informações no sítiohttp://www.dissonante.org

5. Teste a conexão

Para saber se a conexão funcionou, confira o status na parte inferior: 

  • no Edcast: “Connected” 
  • no Darksnow: “Conexão Iniciada” 
  • Acesse o sítio http://www.dissonante.org, clique em Rádios Online e veja se a sua está listada. 
Divulgando o endereço da rádio:
  • Com a transmissão funcionando na web, basta passar para todo mundo o seu endereço. Existe um padrão a ser seguido.
  • Ex.: http://nome.sítio.org:443/nomedasuarádio ou http://ada.dissonante.org:443/nomedasuaradio
Para não ter que decorar, ou sempre que esquecer, acesse a área de Rádios Online no sítio do Dissonante, clique com o botão direito do mouse em ouvir, copie o link, cole no seu site e/ou distribua para quem quiser.
A maioria dos players   de áudio abrem automaticamente o link da Rádio Web (Winamp, Windows Media Player, XMMS, VLC, etc)
Dica Importante: se você estiver conectadx e mesmo assim, o som não estiver saindo, pode ser porque o botão Mixagem Estéreo não está selecionado. Vá no controle de volume, propriedades de gravação e selecione somente Mixagem Estéreo . No Edcast selecione também Mixagem Estéreo na janela no centro/direita do programa.
Como saber se o seu som está saíndo direito?
  • Depois de tudo configurado, acesse o seu controle de volume no PC e verifique as opções de canais selecionados para gravação:
  • no Windows: vá em opções, depois em propriedades e clique em gravação. Depois, basta selecionar o dispositivo preferido (microfone, CD player, wave, etc)
  • no Linux, existem diversas formas de encontrar e selecionar as opções de gravação, de acordo com a sua distribuição. Normalmente, há um botão vermelho no controle de volume que indica gravar.
Sugestões para caso a rádio não tenha funcionado:
  1. Verifique a conexão de internet; 
  2. Revise suas configurações. Algum dado da conta pode estar errado; 
  3. Fique atent@ às mensagens de erro. Talvez o problema seja mais fácil do que parece; 
  4. Quando for transmitir selecionando a opção de compactar em mp3, não esqueça de baixar o Codec específico (ver pág. 12). O formato ogg costuma vir instalado como padrão na maioria dos programas livres. 
  5. Acesse a página http://www.dissonante.org. Se ela estiver fora do ar, pode ter acontecido algum problema temporário ou está em manutenção; 
  6. Caso comece a transmistir, mas não saia som algum, releia as páginas 6, 7 e 13; 
  7. Não se esqueça de pedir para alguém escutar a rádio de outro PC; 
  8. Se, mesmo assim, não rolar, mande um e-mail para projetodissonante@gmail.com.
Se estiver ao nosso alcance, podemos trocar algumas idéias sobre o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário