segunda-feira, 9 de julho de 2012

SHAKESPEARE EM SERIADOS....

13:47 \ Minisséries, Séries Anos 2010-2019, Séries Inglaterra

Universal distribuirá ‘The Hollow Crown’ como minissérie


The Hollow Crown é uma série de telefilmes que adapta a obra de William Shakespeare. O primeiro, Ricardo II, estreou no canal BBC2 no dia 30 de junho, conquistando a média de 726 mil telespectadores, cerca de 3.6% da audiência em seu horário. Um número razoável para o canal em uma noite de sábado.
Narrando histórias que lidam com política, poder e intrigas, cada obra apresenta em sua sequência a ascensão e queda de três reis: o vaidoso Ricardo II, Henrique IV, que leva o país a uma guerra civil, e Henrique V, que enfrenta seus próprios demônios.
Apesar da receptividade às séries de época e do reconhecimento internacional da obra de Shakespeare (que em sua época era considerado autor para as massas), bem como das produções da BBC, quando o produtor Sam Mendes (Beleza Americana) desenvolveu o projeto através de sua produtora, a Neal Street Productions, ele teve dificuldades de conseguir financiamento para sua produção.
Em geral, os canais da BBC dividem o financiamento de seus programas com outras empresas. Assim sendo, a BBC2 garantiu apenas uma parte do dinheiro necessário para produzir os quatro telefilmes. O restante, cerca de um terço (nove milhões de libras), teria que vir de outra fonte. Assim, Mendes procurou a BBC Worldwide, braço comercial da BBC, na esperança de conseguir com eles o resto do dinheiro. Mas, para sua surpresa, a empresa não demonstrou interesse pela produção, apesar dela contar com um elenco de nomes conhecidos internacionalmente. Segundo Mendes em entrevista ao jornal The Guardian, a BBC Worldwide não acredita que uma produção com base na obra de Shakespeare consiga ter uma boa venda no mercado internacional.
O financiamento da BBC2 garantiria apenas a produção do primeiro telefilme. Para que o restante pudesse ser produzido, Mendes precisaria do apoio financeiro de outra empresa. Após algum tempo ‘batendo de porta em porta’, o produtor encontrou a Universal, que atualmente co-produz a série inglesa Downton Abbey. A empresa americana aceitou o projeto tornando-se co-produtora e distribuidora internacional para a TV e para o DVD.
Segundo Gareth Neame, representante da Universal no Reino Unido, a empresa acredita que The Hollow Crown seja um produto que dará retorno financeiro a longo prazo, especialmente em países como a Alemanha e o Japão, que ainda demonstram um grande interesse pela obra de Shakespeare.
Assim, contando com quatro telefilmes com cerca de duas horas e meia de duração, a Universal planeja distribuir a produção como uma minissérie em dez episódios de uma hora de duração. Ainda não há informações de que The Hollow Crown chegue ao Brasil, seja na TV ou no DVD, visto que o produto não tem apelo popular. E já que o mercado de séries em DVD no Brasil vem se restringindo cada vez mais a títulos mais populares que gerem um grande volume de vendas a curto prazo, fica aqui a dúvida se a Universal terá interesse em lançar esta produção no país. Por outro lado, sempre existe a alternativa de buscar lá fora o que não é oferecido aqui dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário