terça-feira, 12 de junho de 2012

DICAS E CONSELHOS PARA HQS

Dicas & Conselhos para ser um artista de Quadrinhos

Muitos novos artistas ainda envia amostras de forma errada e muitas vezes desenhos só no esboço, tente não enviar pin up(ou melhor desenhos tipo capa ou poster de personagens)para darmos uma olhada. Precisamos ver páginas seqüenciais de seus trabalhos para ter uma boa avaliação, você está desperdiçando o seu tempo e dos avaliadores enviando desenhos aleatórios. Em qualquer estúdio ou editora, só vai te avaliar olhando boas páginas com arte seqüencial.

Sempre incluir no mínimo de 3-4 páginas seqüenciais em sua pasta de amostras. Sempre estamos procurando artistas que contem uma boa história em suas páginas, isso é o mínimo que o avaliador deseja de seu trabalho! Estamos mais preocupados com a sua narração e a qualidade de seu traço.

Ponha um pouco de tempo em pesquisas no que você deseja fazer, pense sempre como os grandes artistas e como eles se esforçam para ter um trabalho de qualidade e se manter no mercado. Todos os artistas que já estão no mercado lutam para se manter nele. Entrar para o mercado não é tão complicado assim quando você estuda direito tudo o que deve fazer. Mas lembre-se, se manter no mercado é o grande desafio da sua vida.

Hoje, roteiros testes tem de sobra na net e nos estúdios que desejam agenciar novos talentos. Procure fazer sempre testes que os agenciadores passarem, não fique solicitando teste e depois dando desculpas por não ter tempo, por motivo de atraso, por fazer incompleto e etc. Isso vai demonstrando ao seu avaliador uma falta de compromisso com o tempo dele. O avaliador disponibiliza tempo para observa o seu material avaliando o seu melhor, então tente respeitar o avaliador honrando a sua solicitação de avaliação e entregando o seu teste.

Ser profissional é já pensar como uma!!! Se seu agente ou avaliador percebe sua determinação e profissionalismo ele vai lutar por você.

Sobre desenho e seus cenários:

Tem cenas que necessitam de detalhes, mas tem desenhistas por falta de presquisa acrescentam muitos detalhes, pode ser tão perturbador. Você pode perder os personagens nos painéis e prejudicar a sua página, sem falar a confusão para o leitor compreender o que esta acontecendo na cena. Tome cuidado com isso sempre, existe várias maneiras de demonstrar uma acontecimento.

Cenários não são apenas elementos para completar algo. Eles ajudam a dar aos personagens uma ambientação, assim, o leitor vai ter um sentido melhor do lugar onde esta acontecendo a cena.

Widescreen painéis são uma ferramenta muito legal para desenhistas (pencilers) ter em seu arsenal artístico ... quando utilizado corretamente. Exemplo: Brian Hith - Deixa as cenas cinematográficas.

Seja criativo de qualquer forma, pense no design cada personagens, e poderes. Use os seus atributos visuais dadas para melhor contar a sua história de forma interessante!

Outro ponto importante é saber como é o comportamento do personagem:

Ex: Wolverine - Violento, humor desconfiado, bebe cerveja, fuma charuto, canadense, sempre usa a garra para abrir latas de cerveja e etc.

Cenários dicas:

Você precisa encontrar um equilíbrio, separando os elementos de primeiro plano e fundo para colocar seus personagens de forma clara e naturalmente em cada painel.

Se você aplica o desenho de uma forma que não se tem como compreender os planos de primeiro, segundo e terceiro. Tenha certeza que algo você fez de errado. Pense e veja como os profissionais fazem ou entre em uma escola de Quadrinhos para ter aula de perspectiva corporal e cenários.

Lembre-se:

Os avaliadores, editores e leitores não são estúpidos. Nós todos podemos perceber a diferença entre " pessoas criativas por esforço " e " pessoas não criativas por opção". Por favor, não seja preguiçoso. Você pode ter um traço fantástico e nunca entrar no mercado por conta de seu falta de estudo e planejamento.

Outra coisa importante:

Ao ser agenciado, você é o maior responsável pela sua aprovação. Os agenciadores são apenas os responsáveis para tudo correr bem em todo o processo de trabalho. Não seja cabeça dura na hora de fazer vários testes para os editores, eles estarão conhecendo seu trabalho agora, e é normal que muitos não aprovem de primeira o material. Mas o importante é sempre fazer.

Lembre-se, não é o mercado que vai se adaptar a você! Mas, você que vai ter que se adaptar ao mercado.

Vou postar como exemplo boas páginas de narrativa com artistas agenciados pelo Rascunho:



Arte: Ricardo Mendes



Arte: J.B. Neto



Arte: Renato Rei



Arte: Celso Ricardo



Arte: Adauto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário